O aumento dos ataques cibernéticos refletiu na insegurança de empresas que tratam dados de seus clientes. Na última semana , uma pesquisa realizada pela RD Station, empresa especializada em marketing em conjunto com os meios tecnológicos, revelou em dados a dificuldade das empresas.
Dados encontrados na pesquisa
Segundo ele, cerca de 93% da totalidade da quantidade de empresas contactadas conhecem ou já ouviram falar indiretamente sobre a LGPD. Aproximadamente, quase mil empresas foram consultadas.
Do número, o dado mais preocupante está na baixa porcentagem das empresas que se encaixam em prontidão com a LGPD, sendo apenas 15%. Lembrando, as empresas estão sujeitas a sanções e multas desde o primeiro dia de agosto. As multas, por mais difícil que seja o alcance, podem chegar a mais de 50 milhões para aquelas que não se comprometeram com os protocolos da LGPD.
Segundo eles, dois terços das empresas não seguiram as recomendações da LGPD e não aplicaram os requisitos de implementação. A primeira etapa exigida pela LGPD é a criação de políticas de proteção de dados dos usuários. Nela, a empresa deve incluir e explicar como as informações de seus clientes são capturados e qual será o uso dos dados.
É recomendado que dentro das empresas haja um profissional especializado em proteção de dados, o termo é usado recorrentemente em inglês, “Data Protection Officer”. A sua função é regular o contato da empresa juntamente com a ANPD. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados fiscaliza a aplicação das leis que se encontram na LGPD. O profissional deve, também, falar sobre a funcionalidade do fluxo dos dados e como é gerido; ser autônomo e saber como armazenar e tratar os dados da companhia que trabalha.
O constante descuido com os dados dos clientes
A RD Station aponta que 22% das companhias não seguiram nenhuma medida de segurança recomendada para o uso de informações pessoais que armazenam em seus servidores. Em caso de vazamento de dados como a religião seguida pelo usuário, ou sexualidade, as multas serão aplicadas do mesmo jeito. Esse tipo de dado é chamado de informação biométrica que diz respeito ao comportamento do indivíduo como um todo.
Motivos que explicam o problema com a adequação
Fernando Nones, atuante como Data Protection Officer da RD Station, listou os principais fatores que acabam sendo motivos para a falta de adequação.
- Falta de dinheiro para investir em novos processos; empresas menores são mais atingidas
- Falta de profissionais na área
- Indecisão sobre o funcionamento da LGPD e a inclusão da lei
Entre as recomendações de Nunes que aproximam as companhias da adequação estão:
- Criação de um mapeamento de dados que englobam os ricos
- Necessidade de uma programa de privacidade eficaz para garantir a segurança
- Cooperação da diretriz da empresa
- Conhecimento sobre a LGPD
Fonte: https://privacytech.com.br/lgpd/empresas-adequadas-a-lgpd-ainda-sao-minoria-segundo-rd-station,402553.jhtml