A rede de hipermercados Carrefour se viu envolvida em mais uma polêmica no dia 26/10/2021. Um vídeo gravado por um cliente em uma unidade de Campo Grande/MS e que tem circulado pela internet, flagra um funcionário limpando o chão de joelhos, sob as ordens de uma gerente do estabelecimento. Ela, que também registra a cena com um celular, é vista afirmando: “Olha aí, só para você esse cara tem valor. Esses meninos, eles não limpam a casa deles”.
Segundo apuração da imprensa, o profissional humilhado se chama Pedro Henrique Monteira da Silva, de 23 anos. Ele disse que o caso ocorreu no final de setembro, num dia em que já havia encerrado suas atividades, mas atendeu a um pedido da gerente para ajudar um colega na limpeza do local.
“Ela viu uma fita no chão, eu acho que é aquela de demarcação de distanciamento da Covid, ficou aquela cola preta. Ela falou: ‘a gente tem que tirar isso’. Eu chamei a equipe de limpeza, eles tentaram tirar e também não conseguiram, disseram que precisava usar uma máquina. Eu falei para ela que não tinha como a equipe limpar, porque a máquina não estava na loja. Ela falou que eu tinha que fazer e já começou a ficar nervosa”, relatou o vendedor. Segundo relato do funcionário, esse não foi o primeiro assédio cometido pela gerente.
“Já é costume ela ser assim, desde que chegou. Mas eu não queria mídia, não queria manchar o nome da empresa. Eu tinha outros gerentes muito bons. Eles me deram uma oportunidade, eu quero crescer. Tenho medo de ser demitido”, ressaltou Pedro.
Em nota, o Carrefour informou que a gerente foi afastada e o episódio está sendo investigado: “O Carrefour repudia todo e qualquer comportamento indevido por parte de seus colaboradores. Estamos apurando o caso internamente e, por ora, houve o afastamento da profissional envolvida”.
No ano de 2019 a empresa já havia sido condenada a pagar cerca de 1 milhão de reais por danos morais coletivos e assédio moral em eventos ocorridos em uma de suas unidades na cidade de Sorocaba/SP.
Infelizmente, o assédio moral é algo presente no dia a dia de muitas empresas. Além de todo o impacto emocional negativo para a vítima, também apresenta sérias consequências legais, administrativas e financeiras para quem comete esses atos.
O Dopp Dolata Advogados criou um e-book para orientar as empresas como prevenir e combater ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.