A Fast Shop foi alvo de um ataque hacker, responsável por provocar instabilidades em seu site. O problema ocorreu na última quarta-feira (22).
De forma preventiva, a varejista tirou momentaneamente o site e o aplicativo do ar.
Por meio do Twitter, a empresa respondeu às queixas dos clientes sobre a indisponibilidade do serviço online de compras. “Olá! Lamento pelo transtorno. Nosso site está passando por uma manutenção e, em breve, será normalizado. Caso precise de auxílio estou à disposição via DM!”.
Por volta das 23h30, também desta quarta, a varejista voltou ao Twitter para informar que fecharia as lojas físicas e adiaria compras e entregas de produtos comprados de forma online. Já na madrugada desta quinta, por volta da 0h30, outra mensagem postada no Twitter da empresa informava:
“Olá administrador da Fast Shop. Nas últimas 72 horas, [a infraestrutura de tecnologia da] Fast Shop e o sistema de nuvem [da empresa] sofreram um ataque de extorsão”.
O conteúdo desta mensagem indica que a conta da empresa na rede social também foi momentaneamente invadida.
Os cibercriminosos informaram, em outra postagem, quais sistemas teriam tido acesso. “Os dados [que temos acesso] incluem informações de usuários e corporativas. Estamos felizes em negociar com você para evitar o vazamento desses dados e para ajudar a resolver os problemas”.
O que diz a Fast Shop
“A Fast Shop informa que identificou uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da companhia. Como forma de prevenção, a empresa acionou os protocolos de segurança, e por este motivo, o site e o app ficaram temporariamente indisponíveis, porém já se encontram restabelecidos e funcionando normalmente. Ressaltamos que todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país. Salientamos que toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes”, informou a empresa, em nota por meio da sua conta oficial no Twitter.
Fonte: Infomoney