Contratar um advogado não é uma tarefa fácil. Embora não seja fácil, algumas orientações podem facilitar a procura por um bom profissional.
Existem algumas certezas nesta vida. Uma delas é que todo mundo, ao menos uma vez, precisará dos serviços profissionais de um advogado. E quando este dia chegar, não vá buscar o primeiro que encontrar na esquina, procure indicações com as pessoas de seu relacionamento, dê preferência ao profissional de moral e conduta ilibadas.
Quem nunca perguntou para um amigo ou familiar: “Você conhece um advogado?”, “Mas ele é bom?”, “É de confiança, competente?”.
Inicialmente, é muito importante falar da competência do advogado. A grosso modo, o conceito de competência é a capacidade que aquele profissional tem de desempenhar seu trabalho da melhor forma.
A adjetivação do profissional como bom ou ruim, muitas das vezes, é uma visão subjetiva e pode estar relacionada com o resultado do trabalho prestado. Mas, confiança não tem relativização. Confiança, no meu modesto ponto de vista, é a segurança que o advogado, no caso, traz ao seu cliente. Para contratar um advogado é necessário que o cliente tenha plena confiança no trabalho do profissional.
A contratação de um advogado especialista em determinada matéria ou ramo do Direito pode trazer maior segurança e aumentar suas chances de êxito.
Outra orientação, mas não menos importante: Jamais contrate um advogado pelo baixo valor de seus honorários. Lembrem-se dos ditados populares “quem paga mal, paga duas vezes” e “o barato sai caro”. Cada profissional tem seu preço. Evidentemente, os honorários do profissional da advocacia devem ser norteados pela Tabela de Honorários da OAB de seu Estado.
Antes da contratação de um advogado, faça uma pesquisa junto à OAB do Estado no qual o advogado é inscrito a fim de verificar se aquele profissional não possui nenhum processo/reclamação no Conselho de Ética. Vá ao escritório do advogado, conheça-o pessoalmente, faça quantas reuniões julgar necessárias.
Escolhido o profissional, quando da assinatura do contrato de prestação de serviços, é dever do advogado explicar todas as cláusulas contratuais a fim de sanar eventuais dúvidas existentes para que não haja surpresas ao cliente durante o trabalho. Além disso, deve o advogado expor todos os riscos da demanda, deixando claro qual será a estratégia a ser utilizada no caso concreto, informando eventuais valores a serem dispendidos com custas processuais e honorários periciais.
São inúmeras as reclamações de advogados que não agem corretamente com o cliente, ou não foram transparentes da forma que a nossa profissão exige.
A atuação de um advogado tem como finalidade a preservação de um direito do cliente. Sendo assim, a contratação de um advogado que possua as qualidades acima e que exerça sua profissão de forma correta e ética, se faz extremamente necessária.